brasileiros , redbull e muitos tombos
Na manhã desta sexta-feira, Gilmar Flores, o Joaninha se qualificou para andar ao lado dos pilotos internacionais na etapa brasileira dos X-Fighters.
Competiram na seletiva brasileira quatro pilotos, Gilmar Joaninha Flores, Marcelo Simões, Jeff Campacci e Fred Kyrillos. Em uma pista altamente técnica os brasileiros sofreram para andar nas complicadas transições de terra construídas por Dane Heron, o mesmo construtor das pistas dos X Games.
Classificatória faz suas vitimas.
Dos quatro brasileiros que competiram nesta manhã, apenas Fred Kyrillos e Gilmar Joaninha saíram ilesos da qualificatória. Jeff Campacci chegou a acertar dois backflips durante os treinos, mas em um dos flips o giro não completou com perfeição. Jeff teve que ejetar da moto e machucou o tornozelo.
Com Jeff fora das classificatórias, ficou nas mãos e Kyrillos, Joaninha e Marcelo Simões a disputa da vaga brasileira na competição.
A pista técnica deu trabalho para os três brasileiros que tiveram grande dificuldade para conectar os obstáculos. Marcello Simões era quem estava andando melhor. Mesmo não flipando, Marcelo estava se destacando por usar a maioria dos obstáculos, mas em uma as esticadas, Marcelo foi além do limite tomando um tombo que assustou à todos.
Marcelo foi levado para o hospital de Base de Brasília. A boa noticia é que Simões não sofreu nenhuma fratura, mas ficou internado em observação
Joaninha vs. Fred Kyrillos
Fred Kyrillos chegou em Brasília como um vencedor. Em 2010, o piloto amargou um tombo sério durante a etapa de Jacareí do Jump festival que lhe custou um fêmur quebrado e alguns meses longe da moto.
Nas classificatória, Fred repetiu muitas manobras e não conseguiu usar a pista totalmente. Já Joaninha com o melhor nível de manobras do FMX Brasileiro, conseguiu acertar duas variações de backflip, mesmo não se achando muito bem na pista.
Joaninha andará novamente na noite desta sexta-feira na pista dos X-Fighters de Brasília. Mas desta vez o piloto terá os melhores pilotos internacionais ao seu lado.
Marcelo Simões foi o primeiro brasileiro que topouenfrentar a pista de BrasíliaFoto: Balazs Gardi/Global NewsRoom
Ordem de largada dos pilotos
Mesmo não sendo eliminatória, a classificatória desta noite definirá a ordem dos pilotos no sábado. Além de eliminar um piloto da competição.
Com os pés fraturados durante os treinos em sua casa, o espanhol Danny Torres provavelmente não competirá no Brasil. Danny tentou dar algumas voltas na pista de Brasília, mas sentiu fortes dores no pé e caminha com o auxilio de muletas.
Contratempos para chegar no Brasil
Com o assunto Copa do Mundo em pauta, os problemas enfrentados pelos pilotos Levi Sherwood (NZL) e André Villa são exemplos de como a estrutura dos aeroviária nacional precisa evoluir muito.
Levi Sherwood teve sua bagagem extraviada, isso incluí as carenagens de sua moto e a suspenção. Levi esta agora no Brasil como turista, mas continua na esperança de que as pecas de sua moto cheguem a tempo em Brasília.
O piloto poderá descartar os pontos da etapa Brasileira, mas sua situação ficará complicada na corrida do título de 2011. Pois Levi não terá mais margem para um resultado ruim.
Enquanto as malas de Levi não chegaram em Brasília, o problema do norueguês André Villa foi um pouco diferente. Villa demorou quase quatro horas para conseguir pegar um avião em Guarulhos com destino a Brasília.
Outro piloto que teve problemas para chegar ao Brasil foi o chileno Javier Villegas. Javier estava nos Estados Unidos, na região em que um furacão devastou algumas cidade. O piloto que estava há um bom tempo batalhando por uma vaga nos X-Fighters quase não chegou no Brasil.
A final dos X-Fighters Brasil acontece neste sábado por vota das 4 da tarde com transmissão ao vivo no Site oficial do evento.